Como Testar Bobina De Ignição? Passo a Passo

Imagem
Como testar bobina de ignição? Aprenda agora Autor e Editor Jorge Luiz! / YouTube ▶️ Você está no lugar certo! Nessa matéria iremos abordar alguns procedimentos mais eficientes para confirmar que os seus cabos de ignição encontram-se em perfeito estado, e, caso contrário, te guiar no que deve ser feito para corrigir algumas falhas.  Siga conosco e entenda a importância de fazer o teste de bobina de ignição regularmente. O que é uma bobina de ignição? A bobina de ignição é uma peça extremamente importante para o funcionamento adequado do motor de qualquer carro.  Também conhecida como indutor ou solenoide, a bobina elétrica possui a função de armazenar a energia produzida através de campos magnéticos que são gerados por uma corrente alternada.  Ela só opera enquanto existe alguma tensão produzida por corrente alternada em seus terminais. Sabendo que as bobinas possuem vida útil média de 200 mil quilômetros, fazer a manutenção desse item ajuda a manter a peça funcionando pe...

Automático de Partida Arranque Teste Multímetro

 Aprenda Como Testar Automático Do Motor de Arranque 

O que é e como funciona o automático do motor de partida?

Também chamado de “chave magnética” ou “solenoide”, o automático de partida é a peça do motor de arranque que aciona o funcionamento da peça, tanto para impulsionar o garfo com o bendiz como para gerar o campo magnético e criar os primeiros giros.

Ele está localizado na parte superior do motor de arranque, no qual, possui 2 bobinas: a bobina de selo (retenção) e bobina chamado (mais potente).

Então, quando ele apresenta algum defeito, é bem provável que o sistema não dê partida.

🆘 Assista o Vídeo🆘

Características da peça:

Na parte de trás, temos o parafuso maior que liga o positivo direto na bateria. Nele ainda temos a saída para o porta escovas e a linha 50, e quando damos partida no automóvel, ele manda o sinal de 12 volts para armar a bobina, girar o induzido e fazer a tração do pistão junto ao garfo.

Principais defeitos com o automático do Motor de Partida

Principais  defeitos

Claro que, antes de saber como testar o automático, é importante certificar quais defeitos a peça ode apresentar, não é mesmo?

Sendo assim, veja quais são os principais a seguir:

1: Barulho de estalo durante a ignição

Um sintoma bem claro de que o automático está com defeito é quando, após girar a chave, tudo que você ouve é um estalo.

Isso acontece porque o campo magnético é gerado, mas não é mantido, fazendo a peça bater e parar.

A única solução, infelizmente, é a troca. Não há como recuperar o componente depois que ele começa a fazer esses estalos. Porem ele também faz esse estalo quando a parte de baixo do motor de partida não gira, acionando o automático mas não dando partida.

2: Dificuldade para dar partida no carro

Se você tentar ligar o automóvel, mas encontrar dificuldade na ação ou mesmo não conseguir fazê-lo, também pode ser que o automático esteja com problemas.

Isso ocorre porque o campo magnético não é criado, e o motor de combustão não recebe a corrente necessária para funcionar.

3: Presença de um zunido forte

Em alguns casos, um zunido pode aparecer, após acionamento do motor elétrico, mesmo sem que o motor a combustão funcione.

Nesse caso, é provável que o automático do motor de partida esteja com problemas.

O motivo para isso é o fato de a chave magnética não acionar a mola para que o pinhão se encaixe ao volante do motor. Com isso, o pinhão gira sozinho. Mas é importante ficar atento, pois um desgaste no pinhão também pode 

ser a causa do problema.


Como testar o automático do motor de partida Preste Muita Atenção 

🆘 Teste Do Moto De Partida 🆘

Se você identificou alguns dos problemas listados acima, chegou a hora de procurar um mecânico ou ainda, de fazer um teste com a peça para garantir que esteja ok.

O teste não requer conhecimentos aprofundados, basta apenas que você tenha em mãos um voltímetro e uma chave de fenda.

Afinal de contas, como o automático faz parte do solenoide, o teste é feito nesse segundo equipamento.

Aprenda o passo a passo para executar o trabalho:

encontre os conectores elétricos do solenoide do motor de partida;

em seguida, coloque o voltímetro no polo positivo do solenoide e aterre o negativo para verificar se o dispositivo está recebendo energia em quantidades adequadas;

peça a ajuda de um colega para dar a partida no veículo. Em condições normais, o voltímetro deve indicar uma medição de 12 Volts

depois, retire o fio da ignição e, com uma chave de fenda, conecte o positivo do solenoide no terminal onde a ignição se conecta;

ao fazer isso, serão aplicados 12 Volts diretamente na bateria. Assim, o solenoide e, consequentemente, o automático do motor de partida devem ser acionados.

Como é feito um teste mais completo?


O teste mais completo, pode ser feito na própria bancada e para isso, devemos primeiramente, remover a mola que fica na parte de dentro do pistão, pois ela possui muita tensão.

Para fazer o teste, é necessário ter em mãos os seguintes itens: uma bateria 12 volts carregada, fio positivo e fio negativo.

Começamos testando a bobina de retenção (selo):

Coloca um parafuso apenas para poder ligar o fio negativo

E então, vamos testar na primeira bobina que é aterrada na carcaça e o positivo deve ir na linha 50 para poder dar partida (essa é a primeira fase);

Depois disso, é possível observar que o pistão é puxado, mas de um jeito bem leve.

Essa bobina de retenção é apenas para quando da a partida que ele já tiver puxado a mola apenas para mantê-la dentro do pistão.

Depois, precisamos testar a bobina do chamado (que é mais potente):

Colocar o fio negativo na saída e assim, testar a bobina.

O pistão é puxado com mais esforço.

Mas, quando mandamos o sinal positivo, ele desliga automaticamente, ficando ligado apenas a bobina de retenção.

E, pelo movimento do pistão em ambos os casos, é possível afirmar que as duas bobinas estão funcionando.

Então, se tudo ocorrer bem, saiba que o problema não está no automático do motor de arranque, sendo assim, será necessário fazer um exame mais cauteloso para descobrir de onde vem o problema.

Aprenda Como resolver os problemas no automático?

Mas, afinal, como podemos resolver os problemas no automático do motor de partida?

Pois bem, primeiramente, é importante saber que o automático não é uma peça muito utilizada e por isso, apresenta alta durabilidade, não possuindo uma vida útil bem definida.

Então, se durante a revisão do carro for verificado que o automático do motor de partida realmente está com algum defeito, será necessário trocar a peça.

E com isso, os profissionais da eletromecanicaboafé certamente podem te auxiliar, pois, estão todos muito bem-preparados para atender as suas necessidades e indicar o Solenoide (Autoático) correto para seu veículo. O que achou deste Passo a Passo? Caso tenha gostado, aproveite para se Inscrever em nosso Canal e receba, diretamente todas as novidades do nosso blog com dicas e orientações sobre a manutenção veicular e visite nosso Blogger por favor .

Em caso de dúvidas deixe seu Comentário Em Nosso Blogger Que Nós Esclarecemos Suas Dúvidas e Muito Mais obrigado 

🆘Você pode Saber Ainda Mais Sobre Testes e Reparos do Motor de Arranque Clique aqui e Saiba Ainda Mais 🆘


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Do Sensor temperatura da água e Circuito Eletrônico De Ventoinha

Contatos / Endereço

Como Testar Sensor MAP? Informações Importantes!