Como Testar Bobina De Ignição? Passo a Passo

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Como testar bobina de ignição? Aprenda agora Autor e Editor Jorge Luiz! / YouTube ▶️ Você está no lugar certo! Nessa matéria iremos abordar alguns procedimentos mais eficientes para confirmar que os seus cabos de ignição encontram-se em perfeito estado, e, caso contrário, te guiar no que deve ser feito para corrigir algumas falhas.  Siga conosco e entenda a importância de fazer o teste de bobina de ignição regularmente. O que é uma bobina de ignição? A bobina de ignição é uma peça extremamente importante para o funcionamento adequado do motor de qualquer carro.  Também conhecida como indutor ou solenoide, a bobina elétrica possui a função de armazenar a energia produzida através de campos magnéticos que são gerados por uma corrente alternada.  Ela só opera enquanto existe alguma tensão produzida por corrente alternada em seus terminais. Sabendo que as bobinas possuem vida útil média de 200 mil quilômetros, fazer a manutenção desse item ajuda a manter a peça funcionando pe...

Como Testar Sensor MAP? Informações Importantes!

Sensor MAP Informações 
Um "mapa de sensores"refere-se ao sensor de pressão absoluta do coletor (MAP), um componente crucial em motores com injeção de combustível que mede a pressão no coletor de admissão, fornecendo dados à Unidade de Controle do Motor (ECU) para otimizar o fornecimento de combustível e a relação ar-combustível. 
Aqui está uma explicação mais detalhada:
Função:
O sensor MAP mede a pressão dentro do coletor de admissão, que está diretamente relacionada à quantidade de ar que entra no motor. 
Transmissão de dados:
Essas informações de pressão são então enviadas para a ECU, que as utiliza para calcular a quantidade correta de combustível a ser injetada nos cilindros do motor para uma combustão ideal. 
Importância:
Um sensor MAP funcionando corretamente é essencial para:
Eficiência de combustível: garantir a mistura correta de ar e combustível resulta em melhor economia de combustível. 
Desempenho do motor: a combustão otimizada resulta em operação mais suave do motor e melhor entrega de potência. 
Emissões reduzidas: o controle preciso do combustível ajuda a minimizar poluentes nocivos. 
Localização:
O sensor MAP normalmente está localizado no coletor de admissão ou no tubo de admissão. 
Solução de problemas
Um sensor MAP defeituoso pode causar uma variedade de problemas no motor, como falhas de ignição, funcionamento irregular e parada. 
Outros nomes:
O sensor MAP também é algumas vezes chamado de sensor de pressão barométrica ou sensor barométrico. 

Informações Importantes Do Sensor MAP Com Defeito!

 O sensor MAP pode estar com defeito se apresentar os seguintes sintomas: 

Aumento do consumo de combustível

Perda de potência

Marcha lenta irregular

Aumento de emissão de poluentes

Dificuldade na partida

Luz de verificação do motor ativado

Falhas na liga

Problemas de deterioração, como trepidação ou resposta demorada

Cheiro de gás com motor em funcionamento (excesso de combustível)

O sensor MAP é um sensor de pressão absoluta que pode estar sujo ou causar problemas. 

Para verificar o sensor MAP, você pode:

Utilização de um scanner para verificar as configurações da pressão atmosférica local 

Utilização de um anemômetro para saber a pressão atmosférica no ambiente 

Utilização de um osciloscópio para verificar o sinal do componente 

Usando um voltímetro para testar sua alimentação de eletricidade 

Se o sensor MAP estiver com defeito, pode ser necessário substituí-lo. 

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Como testar o sensor MAP com um multímetro (guia passo a passo)

O que o sensor MAP faz?


Como testar o sensor MAP com um multímetro.


Nº 1 Verificação preliminar


N:2. Teste do cabo de alimentação


N:3. Teste do cabo de sinal


N:4. Teste de fio terra


N:5. Teste do cabo de temperatura do ar de admissão


Sintomas de um sensor MAP com defeito


O consumo de combustível não está à altura


Potência insuficiente 


É difícil começar


Teste de emissões reprovado.


O sensor de pressão absoluta do coletor de admissão (MAP) detecta a pressão do ar no coletor de admissão e permite que o veículo altere a relação ar/combustível. Quando o sensor MAP está danificado, isso pode afetar o desempenho do motor ou fazer com que a luz de verificação do motor acenda. Ele usa vácuo para controlar a pressão do coletor de admissão. Quanto maior a pressão, menor o vácuo e menor a tensão de saída. Quanto maior o vácuo e menor a pressão, maior será a tensão de saída. Então, como você testa o sensor MAP com um multímetro?

Este guia passo a passo ensinará como testar sensores MAP com um DMM.

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O que o  sensor MAP faz?


O sensor MAP mede a quantidade de pressão do ar em proporção ao vácuo no coletor de admissão, diretamente ou através de uma mangueira de vácuo. A pressão é então convertida em um sinal de tensão, que o sensor envia ao módulo de controle de potência (PCM), o computador do seu veículo. (1)


O sensor requer um sinal de referência de 5 volts do computador para retornar o movimento. Mudanças no vácuo ou na pressão do ar no coletor de admissão alteram a resistência elétrica do sensor. Isso pode aumentar ou diminuir a tensão do sinal para o computador. O PCM ajusta o fornecimento de combustível ao cilindro e o ponto de ignição com base na carga atual e na rotação do motor usando informações do sensor MAP e de outros sensores.

Como testar o sensor MAP com um multímetro?

Nº 1 Verificação preliminar

Faça uma pré-verificação antes de testar o sensor MAP. Dependendo da sua configuração, o sensor é conectado ao coletor de admissão através de uma mangueira de borracha; Caso contrário, ele se conecta diretamente à entrada.


Quando surgem problemas, a culpa é provavelmente da mangueira de vácuo. Sensores e mangueiras no compartimento do motor estão expostos a altas temperaturas, possível contaminação de óleo e gasolina e vibrações que podem afetar seu desempenho.

Inspecione a mangueira de sucção quanto a:

rodar

laços fracos

rachaduras

tumor

amolecimento

endurecimento

Em seguida, inspecione a caixa do sensor quanto a danos e certifique-se de que o conector elétrico esteja apertado e limpo e que a fiação esteja funcionando corretamente.


O fio terra, o fio de sinal e o fio de alimentação são os três fios mais importantes para um sensor MAP automotivo. No entanto, alguns sensores MAP possuem uma quarta linha de sinal para o controlador de temperatura do ar de admissão.


Todos os três cabos foram necessários para funcionar corretamente. É extremamente importante verificar cada fio individualmente se o sensor estiver com defeito.


N: 2. Teste do cabo de alimentação

Ajuste as configurações do voltímetro no multímetro.

Gire a chave de ignição.

Conecte o fio vermelho do multímetro ao fio de alimentação (quente) do sensor MAP.

Conecte o fio preto do multímetro ao conector de aterramento da bateria.

A tensão exibida deve ser de aproximadamente 5 volts.


N: 3. Teste do cabo de sinal

Gire a chave de ignição.


Ajuste as configurações do voltímetro no multímetro digital.

Conecte o fio vermelho do multímetro ao fio de sinal.

Conecte o fio preto do multímetro ao terra.

Como não há pressão de ar, o fio de sinal indicará aproximadamente 5 volts quando a ignição estiver ligada e o motor desligado.

Se o fio de sinal estiver bom, o multímetro deverá mostrar cerca de 1-2 volts quando o motor for ligado. O valor do fio de sinal muda porque o ar começa a se mover no coletor de admissão.

N: 4. Teste de fio terra

Mantenha a ignição ligada.

Instale um multímetro em um conjunto de testadores de continuidade.

Conecte dois cabos DMM.

Devido à continuidade, você deverá ouvir um bipe quando ambos os cabos estiverem conectados.

Em seguida, conecte o fio vermelho do multímetro ao fio terra do sensor MAP.

Conecte o fio preto do multímetro ao conector de aterramento da bateria.

Se você ouvir um bipe, o circuito de aterramento está funcionando corretamente.

N: 5. Teste do cabo de temperatura do ar de admissão

Coloque o multímetro no modo voltímetro.

Gire a chave de ignição.

Conecte o fio vermelho do multímetro ao fio de sinal do sensor de temperatura do ar de admissão.

Conecte o fio preto do multímetro ao terra.

O valor do sensor IAT deve ser de aproximadamente 1,6 volts a uma temperatura do ar de 36 graus Celsius. (2)

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Sintomas de um sensor MAP com defeito

Como saber se você tem um sensor MAP com defeito? A seguir estão questões importantes a serem consideradas:


O consumo de combustível não está à altura

Se o ECM detectar pouco ou nenhum ar, ele assume que o motor está sob carga, descarrega mais gasolina e avança o ponto de ignição. Isto resulta num elevado consumo de combustível, baixa eficiência de combustível e, em casos extremos, numa explosão (muito rara).


Potência insuficiente 

Quando o ECM detecta um vácuo elevado, ele assume que a carga do motor está baixa, reduz a injeção de combustível e atrasa o ponto de ignição. Além disso, o consumo de combustível diminuirá, o que aparentemente é bom. No entanto, se não for queimada gasolina suficiente, o motor pode perder aceleração e potência.

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É difícil começar

Portanto, uma mistura anormalmente rica ou pobre dificulta a partida do motor. Você terá um problema com o sensor MAP se só conseguir ligar o motor com o pé no pedal do acelerador.


Teste de emissões reprovado

Um sensor MAP defeituoso pode aumentar as emissões porque a injeção de combustível não é proporcional à carga do motor. O consumo excessivo de combustível leva a maiores emissões de hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO), enquanto o consumo insuficiente de combustível leva a maiores emissões de óxido de nitrogênio (NOx).

Chegamos A o Fim Do Teste Guia Ágora Coloque em Prática Espero Que Tenha Gostado De Nosso Trabalho 🏅

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