Como testar bobina de ignição? Aprenda agora Autor e Editor Jorge Luiz! / YouTube ▶️ Você está no lugar certo! Nessa matéria iremos abordar alguns procedimentos mais eficientes para confirmar que os seus cabos de ignição encontram-se em perfeito estado, e, caso contrário, te guiar no que deve ser feito para corrigir algumas falhas. Siga conosco e entenda a importância de fazer o teste de bobina de ignição regularmente. O que é uma bobina de ignição? A bobina de ignição é uma peça extremamente importante para o funcionamento adequado do motor de qualquer carro. Também conhecida como indutor ou solenoide, a bobina elétrica possui a função de armazenar a energia produzida através de campos magnéticos que são gerados por uma corrente alternada. Ela só opera enquanto existe alguma tensão produzida por corrente alternada em seus terminais. Sabendo que as bobinas possuem vida útil média de 200 mil quilômetros, fazer a manutenção desse item ajuda a manter a peça funcionando pe...
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Teste Do Sensor temperatura da água e Circuito Eletrônico De Ventoinha
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Aprenda Como Testa Sensor De🌡️ Da Aqua
🆘 Assista O Vídeo 🆘
🛟🛟
Qual é a função do sensor de temperatura da água?
O sensor de temperatura da água permite que a unidade de controlo identifique o sobreaquecimento do motor ou um aumento de temperatura incomum. Dependendo do fabricante do automóvel, habitualmente, está instalado ao lado do termóstato ou no seu interior.
Como saber se o sensor de temperatura da água está com defeito?
Assista o Vídeo Em Prática Testando Sensor
⭕⭕
Um sensor do líquido de arrefecimento com defeito pode ser detectado de maneiras diferentes através da detecção de erros do módulo de comando e da consequente estratégia de operação de emergência. Os sintomas de erros mais frequentes são: Aumento da rotação de marcha lenta. Elevado consumo de combustível.
Como saber se o sensor de temperatura está bom ou ruim?
Abaixo listamos os principais:
Variação anormal na temperatura no painel;
Aumento no consumo de combustível;
Dificuldades na partida a frio;
Eletroventilador do radiador não liga;
Superaquecimento do motor.
Qual é a resistência do sensor de temperatura?
🛟🛟
O TCR determina a relação entre a resistência e a temperatura. Não há limites para o TCR que pode ser alcançado, mas o padrão mais comum da indústria é a platina 3850 ppm / K. Isso significa que a resistência do sensor aumentará 0,385 ohms por aumento de um grau Celsius na temperatura.
🛟🛟
Qual é a temperatura ideal para ligar a ventoinha?
Quando a ventoinha deve ligar? A ventoinha do radiador deve ligar quando a temperatura do motor atinge um nível que requer resfriamento adicional. Isso geralmente ocorre quando a temperatura do líquido de arrefecimento atinge cerca de 95-100°C.
🛟🛟
Esperamos que este guia tenha sido útil para você entender como testar a válvula termostática do seu veículo. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Em nosso Blogger iremos te ajudar 🆘
Como Testar o Sensor de Temperatura Com Multímetro.
O sensor de temperatura do seu carro é um componente importante do sistema de arrefecimento do motor, portanto, se estiver com algum problema de superaquecimento em seu carro ou caminhão, o problema pode estar nele. Por sorte, trocar o sensor é simples; basta conectar um novo. No entanto, teste-o primeiro para confirmar que ele realmente está defeituoso e não há outro problema que pode não estar evidente. Com um multímetro, um aparelho muito prático, é simples fazer medições rápidas que vão indicar se o sensor está funcionando de forma correta.
Parte 1 de 1
Conectando o sensor de temperatura
N: 1 Coloque o veículo em ponto morto (câmbio automático em “P”), desligue o motor e abra o capô. Puxe o freio de mão para que ele fique estável e não se movimente e tire a chave da ignição para não correr o risco de tomar um choque. Abra o capô e apoie-o para acessar o compartimento do motor.
Se você acabou de dirigir, aguarde cerca de 15 minutos para que o motor resfrie e não haja risco de se queimar.
N: 2 Localize a mangueira na parte de cima do radiador e siga-a até o motor; no fim dela, você encontrará o compartimento com o termostato. Preso no termostato ou instalado bem ao lado, há um sensor de temperatura, que é um pequeno dispositivo preto afixado a um chicote de cabos.
A localização do sensor de temperatura do veículo pode variar dependendo do fabricante e do modelo do carro, mas geralmente, estará ao lado do termostato, no compartimento do motor.
Caso seja um caminhão com motor grande, talvez a peça esteja atrás do cilindro de metal em cima do bloco do motor, que é conhecido como coletor de admissão. Será preciso chamar um mecânico especializado para remover essa peça sem danificar o motor.
Dica: se não conseguir achar o sensor, leia o manual do veículo ou faça uma pesquisa na internet inserindo a montadora e o modelo para encontrar a localização exata.
N: 3 Desconecte o sensor e retire-o do veículo. Com uma mão, segure o chicote de cabos e use a outra para puxar o corpo do sensor. Com cuidado, deslize-o para desconectar do chicote e não danificar os cabos; coloque o sensor em uma superfície plana, como uma mesa ou escrivaninha.
N: 4
Conecte os condutores do multímetro ao sensor. Há três conectores em forma de plugue no sensor de temperatura; pegue o condutor vermelho e prenda em um dos conectores mais à direita ou à esquerda. Depois, pegue o condutor preto e insira no conector que estiver totalmente do lado oposto ao vermelho, de modo que não se toquem.
Os conectores são usados para plugar o sensor no chicote de cabos.
A medição não será precisa se as pontas estiverem em contato.
Geralmente, os sensores de temperatura apresentam três conectores, mas alguns podem ter cinco. Seja qual for o tipo do seu, sempre conecte as pontas nos dois extremos para que fiquem quanto mais espaçados for possível.
Parte 2 de 2:
Fazendo leituras com a peça quente e fria
Step 1 Encha uma xícara ou um pequeno recipiente com gelo e água.
N: 1 Encha uma xícara ou um pequeno recipiente com gelo e água. Coloque cerca de 180 ml de água limpa e alguns cubos de gelo para reduzir a temperatura. Aguarde alguns minutos até o gelo derrubar a temperatura.
A água fria servirá como referência para medida do sensor.
N: 2 Use um termômetro para confirmar que a água está em 1 °C. Depois de alguns minutos, pegue um termômetro digital ou analógico e verifique a temperatura da água; se estiver por volta de 1 °C, está tudo certo. Do contrário, aguarde mais uns dois ou três minutos, deixe o gelo agir mais um pouco e meça a temperatura outra vez.
Step 3 Ligue o multímetro e coloque-o em “DC” ou “CC” (Corrente Contínua).
N: 3 Ligue o multímetro e coloque-o em “DC” ou “CC” (Corrente Contínua). Com o sensor de temperatura ainda conectado ao multímetro, aperte o botão para ativar o multímetro. Encontre a configuração “DC” ou “CC” no mostrador e gire de forma que ela seja selecionada; se não houver um mostrador manual, basta pressionar a opção “DC”.
Ao configurar para a leitura de voltagem em corrente contínua, ela será mais precisa durante o teste do sensor.
N: 4 Mergulhe o sensor na água e verifique o resultado. Abaixe cuidadosamente a ponta do sensor na água até que todo o dispositivo esteja submergido; aguarde um ou dois minutos e a medição da água fria deverá aparecer na tela. Anote-a, já que ela servirá como referência.
É comum que o resultado seja de 5 V ou algo em volta disso.
Nota: se nenhum número aparecer, tente remover o sensor e reconectar os fios, confirmando que não estão com mau contato. Faça outra leitura; se nada acontecer novamente, o sensor pode estar quebrado e deverá ser trocado.
N: 5 Coloque o sensor em um recipiente com água fervente e faça uma nova análise. Coloque cerca de 180 ml d’água em um bule ou panelinha e aqueça no fogão até ferver. Despeje a água em um recipiente ou em uma caneca, mergulhe o sensor de temperatura nela e aguarde alguns segundos até que o multímetro faça a medição. Anote o resultado para utilizá-lo como referência.
O resultado deve ficar em volta de 0,25 V.
O recipiente utilizado precisa comportar água fervente com segurança.
Cuidado para não queimar seus dedos na água quente.
N: 6 Compare os resultados com as leituras corretas no veículo. Cada montadora usa um sensor de temperatura diferente, que pode variar inclusive entre os modelos de seus carros; ao fazer a análise com um multímetro, o valor será diferente em cada um. Procure na internet pelos resultados que o multímetro deve apresentar tanto em temperaturas altas quanto em baixas e compare com suas medições: se estiverem parecidas, o sensor deve estar funcionando normalmente e o problema está localizado em outra peça. Do contrário, troque o sensor de temperatura.
Por exemplo: se o sensor de temperatura do veículo deve marcar por volta de 5 V no frio, veja se o resultado durante o teste de mergulhar o sensor na água fria marca por volta desse valor.
Dicas
Leia o manual do carro para saber a localização exata do sensor de temperatura.
⭕ ⭕ BEM VINDO A NOSSA PÁGINA DE CONTATO S 🚘 ℹ️ Informações ℹ️ Contatos Celular 📲 +55(21)984149019 Contatos WhatsApp 📲 (21)984149019 ⭕ ⭕ Agende Sua Consulta Com Agente Pará Facilitar Sua Dúvida ℹ️ENDEREÇO ℹ️ ⭕ ⭕ RUA : ERMELINDA NÚMERO : 190 CEP : 26070524 BAIRRO : MIQUEL COUTO NOVA IGUAÇU ENTRE EM CONTATO COM A GENTE 📲 Estamos Ansiosos Para Te Conhecer pessoalmente e revisar seu Carro Com Nossos Equipamentos Ajude a Compartilhar Nosso Site Com Amigos Obrigado ☺️ ⭕ ⭕ Inscreva-se Agora Clique Aqui ☝️☝️☝️ Peço Que Se Inscreva-se Em Nosso Canal Por Favor Para que ajuda Ainda Mais Nosso Trabalho Obrigado ☺️ Inscreva-se Agora Clique Aqui☝️☝️☝️ ⭕ ⭕ Obrigado 🙂 Agradeço Sua Colaboração 🫡
Sensor MAP Informações Um "mapa de sensores"refere-se ao sensor de pressão absoluta do coletor (MAP), um componente crucial em motores com injeção de combustível que mede a pressão no coletor de admissão, fornecendo dados à Unidade de Controle do Motor (ECU) para otimizar o fornecimento de combustível e a relação ar-combustível. Aqui está uma explicação mais detalhada: Função: O sensor MAP mede a pressão dentro do coletor de admissão, que está diretamente relacionada à quantidade de ar que entra no motor. Transmissão de dados: Essas informações de pressão são então enviadas para a ECU, que as utiliza para calcular a quantidade correta de combustível a ser injetada nos cilindros do motor para uma combustão ideal. Importância: Um sensor MAP funcionando corretamente é essencial para: Eficiência de combustível: garantir a mistura correta de ar e combustível resulta em melhor economia de combustível. Desempenho do motor: a combustão otimizada resulta em operação...
Comentários
Postar um comentário