Como Testar Bobina De Ignição? Passo a Passo

Imagem
Como testar bobina de ignição? Aprenda agora Autor e Editor Jorge Luiz! / YouTube ▶️ Você está no lugar certo! Nessa matéria iremos abordar alguns procedimentos mais eficientes para confirmar que os seus cabos de ignição encontram-se em perfeito estado, e, caso contrário, te guiar no que deve ser feito para corrigir algumas falhas.  Siga conosco e entenda a importância de fazer o teste de bobina de ignição regularmente. O que é uma bobina de ignição? A bobina de ignição é uma peça extremamente importante para o funcionamento adequado do motor de qualquer carro.  Também conhecida como indutor ou solenoide, a bobina elétrica possui a função de armazenar a energia produzida através de campos magnéticos que são gerados por uma corrente alternada.  Ela só opera enquanto existe alguma tensão produzida por corrente alternada em seus terminais. Sabendo que as bobinas possuem vida útil média de 200 mil quilômetros, fazer a manutenção desse item ajuda a manter a peça funcionando pe...

COMO TESTAR A SONDA LAMBDA (DENSO) ANTES DO CATALISADOR DO HONDA FIT FLEX


COMO TESTAR A SONDA LAMBDA (DENSO) ANTES DO CATALISADOR DO HONDA FIT FLEX


Esta sonda engana muita gente porque possui apenas 4 fios como a sonda lambda convencional. As trocas são recorrentes e o problema é detectado de imediato, pois o princípio de funcionamento é diferente e as sondas não são intercambiáveis.

A sonda lambda convencional possui um sinal de resposta bastante característico conforme ilustra a figura 01:

Figura 1 - sinal de uma sonda lambda convencional

 O sinal da sonda lambda anterior ao catalisador do Honda Fit Flex NÃO possui um sinal variando entre 0,1 e 0,9V como o de uma sonda lambda convencional. Muito diferente, o que normalmente nós vemos em um multímetro é um valor constante próximo a 1,8V (veja figura 2). Esse valor constante e a comparação com o comportamento da sonda lambda convencional leva facilmente a um erro de diagnóstico.

Figura 2 – sinal da sonda lambda antes do catalisador do Honda Fit

Fabricamos uma extensão para o chicote da sonda lambda e fizemos a captura de 4 sinais simultâneos como ilustram as figuras 3, 4 e 5

Figura 3 - captura dos sinais da sonda lambda

Figura 4 - captura do sinal do medidor de massa de ar

Figura 5 - captura do sinal da posição do pedal do acelerador

Montados os pontos de captura de sinais, o passo seguinte é escolher corretamente a escala de aquisição de cada um dos sinais. Veja o que obtivemos com a ação de acelerar e desacelerar:

Figura 6 - sinal obtido

 No eixo “X” do gráfico temos o tempo e todos os sinais estão sincronizados. O canal 4 do pedal do acelerador é o mais fácil de entendermos. Inicialmente o pedal está em repouso até o ponto indicado pela seta branca, nesse instante o pedal do acelerador é acionado e o sinal de tensão começa a elevar-se até o instante indicado com  a seta amarela que representa o instante em que o pedal subitamente volta à condição de repouso.

Observe que o movimento do pedal do acelerador provoca alterações no sinal do medidor de massa de ar (canal 3). Os dois gráficos ficaram muito parecidos, indicando uma relação direta entre eles.

Já o sinal do pino 2 da sonda lambda não apresenta qualquer variação, o que revela ser apenas um ponto de referência.

O sinal do pino 1 da sonda, no canal 1, mostrou ser sensível às provocações do condutor, principalmente em relação às desacelerações quando a unidade de controle do motor insere a estratégia de cut-off e não injeta combustível. O teor de oxigênio cresce rapidamente no coletor de escape e a sonda lambda consegue perceber isso com a tensão no pino 1 caindo de pouco mais de 1,8V para pouco mais de 1,6V. É uma variação muito rápida e muito pequena para um voltímetro comum, daí a dificuldade no diagnóstico. 

Segundo o fabricante:

Pino 1 – fio azul – sinal do sensor.

Pino 2 – fio branco – referência do sensor.

Pino 3 – fio preto – negativo do aquecedor.

Pino 4 – fio preto – positivo do aquecedor.

O fabricante diz que essa sonda é do tipo banda larga e comercialmente a chama de Sensor A/F (Air Fuel) ou Sensor Ar/Combustível

Códigos de falhas relacionados:

P0135 – Mau funcionamento no circuito do aquecedor do sensor A/F

P1157 – Circuito aberto ou alta voltagem no circuito do sensor A/F

P2238 – Baixa voltagem no circuito de sinal do sensor A/F

P2252 – Baixa voltagem no circuito de referência do sensor A/F

O teste é qualitativo: provoco variações de 02 no escape para perceber variações elétricas no pino 1 da sonda lambda antes do catalisador do Honda Fit

Se você NÃO percebe variações elétricas desconfie:

1 – Instrumento de medida inadequado;

2 – Faixa de operação do instrumento de medida em escala não apropriada;

3 – Falha no circuito de aquecimento da sonda lambda;

4 – Falha na fiação entre a sonda lambda e a unidade de controle do motor;

5 – Falha na sonda lambda;

6 – Falha na unidade de controle do motor;

Se você percebe variações elétricas desconfie:

1 – Muito provavelmente a sonda lambda está em bom estado, porém o teste aplicado não é conclusivo a respeito;

2 – Falhas de origem mecânica podem induzir uma unidade de controle do motor a indicar uma falha na sonda lambda com esta em perfeito estado.

Por último vale reforçar: veja a figura 7.

Figura 7 – as sondas não são intercambiáveis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Do Sensor temperatura da água e Circuito Eletrônico De Ventoinha

Contatos / Endereço

Como Testar Sensor MAP? Informações Importantes!