Como Testar Bobina De Ignição? Passo a Passo

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Como testar bobina de ignição? Aprenda agora Autor e Editor Jorge Luiz! / YouTube ▶️ Você está no lugar certo! Nessa matéria iremos abordar alguns procedimentos mais eficientes para confirmar que os seus cabos de ignição encontram-se em perfeito estado, e, caso contrário, te guiar no que deve ser feito para corrigir algumas falhas.  Siga conosco e entenda a importância de fazer o teste de bobina de ignição regularmente. O que é uma bobina de ignição? A bobina de ignição é uma peça extremamente importante para o funcionamento adequado do motor de qualquer carro.  Também conhecida como indutor ou solenoide, a bobina elétrica possui a função de armazenar a energia produzida através de campos magnéticos que são gerados por uma corrente alternada.  Ela só opera enquanto existe alguma tensão produzida por corrente alternada em seus terminais. Sabendo que as bobinas possuem vida útil média de 200 mil quilômetros, fazer a manutenção desse item ajuda a manter a peça funcionando pe...

P0053 Sensor de resistência do aquecedor do sensor de oxigênio (HO2S), banco 1, sensor 1

 

P0053 Sensor de resistência do aquecedor do sensor de oxigênio (HO2S), banco 1, sensor 1


P0053 Sensor de resistência do aquecedor do sensor de oxigênio (HO2S), banco 1, sensor 1

Folha de Dados OBD-II DTC

Resistência do aquecedor do sensor de oxigênio (bloco 2, sensor 1)

O que isso significa?

Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código de transmissão genérico, o que significa que se aplica a todos os veículos de 1996 (Chevrolet, Ford, GMC, Mazda, Pontiac, Isuzu, etc.). Embora gerais, as etapas de reparo específicas podem diferir dependendo da marca / modelo.


Quando encontro um código P0053 armazenado, sei que o módulo de controle do trem de força (PCM) detectou um defeito no circuito do aquecedor do sensor de oxigênio (O2) frontal (ou conversor pré-catalítico). O Banco 1 indica que o mau funcionamento está relacionado ao grupo de motores que contém o cilindro número um. Sensor 1 significa que o problema é com o sensor a montante.

Os sensores de O2 consistem em um elemento sensor de zircônia protegido por uma caixa de aço ventilada. O elemento sensor é conectado aos fios do chicote de fiação do sensor de O2 com eletrodos de platina. A rede do controlador (CAN) conecta o PCM ao chicote do sensor de O2. O sensor de O2 fornece ao PCM a porcentagem de partículas de oxigênio no escapamento do motor em comparação com o oxigênio do ar ambiente.

O sensor de O2 aquecido usa a tensão da bateria para pré-aquecer o sensor em condições de inicialização a frio. Além dos circuitos de sinal do sensor de O2, há também um circuito para aquecimento do sensor. Geralmente está sob a tensão da bateria (mínimo de 12.6 V) e pode ter um fusível embutido. Quando o PCM detecta que as condições de temperatura do líquido de arrefecimento do motor estão dentro do limite programado, a tensão da bateria é aplicada ao circuito do aquecedor do sensor de O2 até que o PCM entre no modo de malha fechada. A tensão é normalmente fornecida através do PCM, às vezes através de relés e / ou fusíveis, e é iniciada quando a chave de ignição é ligada em condições de partida a frio. Quando o motor atinge a temperatura normal de operação, o PCM é programado para desligar a tensão da bateria para o circuito do aquecedor de O2 e toma as medidas necessárias para isso.


Se o PCM detectar que o nível de resistência do circuito do aquecedor do sensor de O2 excede os limites programados, um código P0053 será armazenado e uma lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) provavelmente acenderá. Alguns veículos podem exigir vários ciclos de ignição (em caso de falha) para iluminar a MIL. Por esse motivo, você precisará usar o modo pronto para OBD-II para garantir que seu reparo foi bem-sucedido. Após concluir os reparos, dirija o veículo até que o PCM entre no modo de prontidão ou o código seja apagado.

Gravidade e sintomas

Uma vez que o código P0053 significa que o aquecedor do sensor de O2 a montante está praticamente inoperante, ele deve ser reparado na primeira oportunidade. Os sintomas deste código do motor podem incluir:

  • Eficiência de combustível reduzida
  • Fumaça negra de exaustão devido ao rico estado de inicialização a frio
  • Partida atrasada devido a partida a frio enxuta
  • Outros DTCs associados também podem ser armazenados.

razões

As possíveis causas do DTC P0053 podem incluir:

  • Sensor de O2 defeituoso
  • Fiação e / ou conectores queimados, quebrados ou desconectados
  • Fusível queimado ou fusível queimado
  • Relé de controle do motor com defeito

Soluções possíveis

Um bom ponto de partida é sempre verificar os boletins de serviço técnico (TSB) do seu veículo em particular. Seu problema pode ser um problema conhecido com uma correção lançada pelo fabricante e pode economizar tempo e dinheiro durante o diagnóstico.

Para diagnosticar o código P0053, eu teria acesso a um scanner de diagnóstico, um volt ohmímetro digital (DVOM) e uma fonte confiável de informações sobre veículos como All Data DIY.

Eu geralmente começo inspecionando visualmente os chicotes de fiação e conectores do sistema; prestando atenção especial às correias que passam perto de tubos de escapamento e coletores quentes e às correias que passam perto de bordas afiadas, como nas proteções de escapamento.

Use o DVOM para testar todos os fusíveis e fusíveis do sistema. Tenha cuidado ao testar esses componentes enquanto eles estão sob estresse. Os fusíveis descarregados podem parecer bons e, em seguida, falhar durante a carga. Este circuito pode ser carregado certificando-se de que os aquecedores do sensor de O2 estejam ativados.

Eu continuaria recuperando todos os DTCs armazenados e congelando os dados do quadro. Isso é feito conectando o scanner à porta de diagnóstico do veículo. Anote esta informação, pois pode ser útil se P0053 for considerado instável. Em seguida, limparia os códigos e testaria o veículo para ver se o P0053 reiniciava imediatamente.

Ao reinicializar P0053, certifique-se de que o motor esteja frio o suficiente para ativar o aquecedor do sensor de O2. Acesse o fluxo de dados do scanner e observe a entrada do aquecedor do sensor de O2. Limite a exibição do fluxo de dados para incluir apenas dados relevantes para que você possa obter uma resposta mais rápida. Se o motor estiver na faixa de temperatura correta, a tensão do aquecedor do sensor de O2 deve ser igual à tensão da bateria. P0053 será armazenado se a tensão do aquecedor do sensor de O2 for diferente da tensão da bateria devido a um problema de resistência.


Conecte os cabos de teste DVOM ao aterramento do sensor e aos fios de sinal de tensão da bateria para monitorar os dados do sensor de O2 em tempo real. Você também pode usar o DVOM para testar a resistência do sensor de O2 em questão. Desconecte todos os controladores relacionados antes de testar a resistência do circuito do sistema com DVOM.

Dicas e notas adicionais de diagnóstico:

  • O circuito do aquecedor do sensor de O2 deve ser energizado quando a temperatura do motor estiver abaixo da temperatura normal de operação.
  • Se forem encontrados fusíveis queimados, suspeite que o circuito do aquecedor de O2 está em curto com o aterramento.

Precisa de mais ajuda com o código p0053?

Se você ainda precisar de ajuda com o DTC P0053, poste uma pergunta nos comentários abaixo deste artigo.



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