Como Testar Bobina De Ignição? Passo a Passo
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Resistência do aquecedor do sensor de oxigênio (bloco 2, sensor 1)
Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código de transmissão genérico, o que significa que se aplica a todos os veículos de 1996 (Chevrolet, Ford, GMC, Mazda, Pontiac, Isuzu, etc.). Embora gerais, as etapas de reparo específicas podem diferir dependendo da marca / modelo.
Quando encontro um código P0053 armazenado, sei que o módulo de controle do trem de força (PCM) detectou um defeito no circuito do aquecedor do sensor de oxigênio (O2) frontal (ou conversor pré-catalítico). O Banco 1 indica que o mau funcionamento está relacionado ao grupo de motores que contém o cilindro número um. Sensor 1 significa que o problema é com o sensor a montante.
Os sensores de O2 consistem em um elemento sensor de zircônia protegido por uma caixa de aço ventilada. O elemento sensor é conectado aos fios do chicote de fiação do sensor de O2 com eletrodos de platina. A rede do controlador (CAN) conecta o PCM ao chicote do sensor de O2. O sensor de O2 fornece ao PCM a porcentagem de partículas de oxigênio no escapamento do motor em comparação com o oxigênio do ar ambiente.
O sensor de O2 aquecido usa a tensão da bateria para pré-aquecer o sensor em condições de inicialização a frio. Além dos circuitos de sinal do sensor de O2, há também um circuito para aquecimento do sensor. Geralmente está sob a tensão da bateria (mínimo de 12.6 V) e pode ter um fusível embutido. Quando o PCM detecta que as condições de temperatura do líquido de arrefecimento do motor estão dentro do limite programado, a tensão da bateria é aplicada ao circuito do aquecedor do sensor de O2 até que o PCM entre no modo de malha fechada. A tensão é normalmente fornecida através do PCM, às vezes através de relés e / ou fusíveis, e é iniciada quando a chave de ignição é ligada em condições de partida a frio. Quando o motor atinge a temperatura normal de operação, o PCM é programado para desligar a tensão da bateria para o circuito do aquecedor de O2 e toma as medidas necessárias para isso.
Se o PCM detectar que o nível de resistência do circuito do aquecedor do sensor de O2 excede os limites programados, um código P0053 será armazenado e uma lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) provavelmente acenderá. Alguns veículos podem exigir vários ciclos de ignição (em caso de falha) para iluminar a MIL. Por esse motivo, você precisará usar o modo pronto para OBD-II para garantir que seu reparo foi bem-sucedido. Após concluir os reparos, dirija o veículo até que o PCM entre no modo de prontidão ou o código seja apagado.
Uma vez que o código P0053 significa que o aquecedor do sensor de O2 a montante está praticamente inoperante, ele deve ser reparado na primeira oportunidade. Os sintomas deste código do motor podem incluir:
As possíveis causas do DTC P0053 podem incluir:
Um bom ponto de partida é sempre verificar os boletins de serviço técnico (TSB) do seu veículo em particular. Seu problema pode ser um problema conhecido com uma correção lançada pelo fabricante e pode economizar tempo e dinheiro durante o diagnóstico.
Para diagnosticar o código P0053, eu teria acesso a um scanner de diagnóstico, um volt ohmímetro digital (DVOM) e uma fonte confiável de informações sobre veículos como All Data DIY.
Eu geralmente começo inspecionando visualmente os chicotes de fiação e conectores do sistema; prestando atenção especial às correias que passam perto de tubos de escapamento e coletores quentes e às correias que passam perto de bordas afiadas, como nas proteções de escapamento.
Use o DVOM para testar todos os fusíveis e fusíveis do sistema. Tenha cuidado ao testar esses componentes enquanto eles estão sob estresse. Os fusíveis descarregados podem parecer bons e, em seguida, falhar durante a carga. Este circuito pode ser carregado certificando-se de que os aquecedores do sensor de O2 estejam ativados.
Eu continuaria recuperando todos os DTCs armazenados e congelando os dados do quadro. Isso é feito conectando o scanner à porta de diagnóstico do veículo. Anote esta informação, pois pode ser útil se P0053 for considerado instável. Em seguida, limparia os códigos e testaria o veículo para ver se o P0053 reiniciava imediatamente.
Ao reinicializar P0053, certifique-se de que o motor esteja frio o suficiente para ativar o aquecedor do sensor de O2. Acesse o fluxo de dados do scanner e observe a entrada do aquecedor do sensor de O2. Limite a exibição do fluxo de dados para incluir apenas dados relevantes para que você possa obter uma resposta mais rápida. Se o motor estiver na faixa de temperatura correta, a tensão do aquecedor do sensor de O2 deve ser igual à tensão da bateria. P0053 será armazenado se a tensão do aquecedor do sensor de O2 for diferente da tensão da bateria devido a um problema de resistência.
Conecte os cabos de teste DVOM ao aterramento do sensor e aos fios de sinal de tensão da bateria para monitorar os dados do sensor de O2 em tempo real. Você também pode usar o DVOM para testar a resistência do sensor de O2 em questão. Desconecte todos os controladores relacionados antes de testar a resistência do circuito do sistema com DVOM.
Dicas e notas adicionais de diagnóstico:
Se você ainda precisar de ajuda com o DTC P0053, poste uma pergunta nos comentários abaixo deste artigo.
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